top of page
  • Foto do escritorchefmariandrade

Zakopane ūüáĶūüáĪ‚ĚĄÔłŹ

Atualizado: 15 de mar. de 2023

Bem. como a maioria de voc√™s sabem, eu moro na Pol√īnia. No nosso primeiro inverno, viajamos para as montanhas para esquiar (ou pelo menos tentar ūüėāūüėā).


Zakopane fica no Sul da Pol√īnia √© uma cidade muito tur√≠stica, localizada √† sombra das Montanhas Tatra, que dividem Pol√īnia e Eslov√°quia. Tanto no inverno quanto no ver√£o √© um destino escolhido por muitos por suas belezas naturais.


Em fevereiro desse ano, alugamos um chal√© com alguns amigos e l√° fomos n√≥s. A cidade √© encantadora, parece que saiu daqueles filmes que vemos no Natal, com bastante neve e aquelas casas fofas de madeira ‚ĚĄÔłŹ. A cidade tem turismo gastron√īmico, eventos e feiras folcl√≥ricas e de Natal.



Muito comum aqui na Polonia √© a sua gastronomia por regi√£o. Foi l√° que comemos uma deliciosa e t√≠pica sopa de queijo da montanha (por incr√≠vel que pare√ßa, nenhum queijo comprado fora da regi√£o tem o mesmo sabor). O restaurante Gazdowo KuŇļnia √© tradicional polon√™s e est√° localizado em um dos pr√©dios mais antigos de Zakopane. Almo√ßamos nas salas desse edif√≠cio hist√≥rico de 1891, onde anteriormente ficavam as salas do restaurante do hotel Pod Giewontem. O interior do restaurante √© elegante e remete √† rica tradi√ß√£o montanhesa ūüŹĒ. Sua cozinha √© baseada em receitas centen√°rias, √ļnicas e regionais da Pol√īnia (assista o video aqui).



Vale à pena visitar a cidade! Tem trilhas com vistas maravilhosas das Montanhas Tatra. Nós fizemos uma trilha, mas não continuamos até o final, pois o ar foi ficando rarefeito e eu tenho asma.




Aos esquiadores experientes, um verdadeiro desafio com as famosas pistas de esqui de Kasprowy Wierch; já os iniciantes conseguem se aventurar em pistas mais fáceis. Mas não pense você que a cidade é destino só no inverno não! No verão, é muito comum fazer caminhadas em direção aos picos das montanhas, ver montanhistas escalando as rochas dos Montes Giewont (1.900 metros de altura) e Swinica (2.301 metros de altura) e conhecer os vales da região.




SOBRE O SKI ūüéŅ‚õ∑ÔłŹ

Como n√≥s n√£o somos acostumados com esse esporte, fizemos uma aula com um instrutor e aprendemos os movimentos b√°sicos para esquiar numa pista infantil, que pra mim, j√° era meio assustador descer dela de esqui, j√° que subimos a p√© ūüėāūüėā.


Na nossa pista de esqui, era necessário comprar o SkyPass, que nada mais é do que a entrada para a pista. Eu fiz a aula de esqui com uma amiga, já que o Caio decidiu fazer snowboard.


Iniciamos a aula sabendo encaixar e desencaixar a bota do esqui. Depois, aprendemos a ficar em p√© naquilo ūüėāūüėā No inicio, eu fiquei com medo porque voc√™ n√£o consegue equil√≠brio, fica escorregando e n√£o tem como sair pois est√° com a bota presa. Depois, aprendemos os movimentos de acelerar, frear e a ir de um lado para o outro. Foram 2 horas de aula com o instrutor, mas n√£o me senti confiante o suficiente para continuar sozinha ou descer a pista infantil ūü§°


Alugamos roupas próprias para esquiar como jaqueta, calça e luvas. E claro, é indispensável o uso de roupa térmica, que já saímos de casa com ela, a famosa segunda pele. Também indico a vocês usarem balaclava, que é um gorro que veste a cabeça e o pescoço, além de meias apropriadas para a neve, que costumam ser até o joelho e são mais grossas. Em relação ao equipamento, nós alugamos na própria estação de esqui.

Mari, que equipamentos s√£o esses ?

Capacete

√ďculos

Esqui

Botas para esqui

Mas amei ter essa experi√™ncia‚Ķ Tomei alguns tombos ūüĎÄ Mas √© algo que se voc√™ tiver a oportunidade de fazer, fa√ßa! N√£o vai achando que √© f√°cil, pois √© perigoso, alem de n√≥s, brasileiros, n√£o termos contato com esse esporte. Mas com certeza, nesse pr√≥ximo inverno, voltaremos l√°.ūüéŅ ūüę∂ūüŹĽ


Eu indico Zakopane para esse tipo de passeio pois √© um dos lugares mais baratos para praticar esse esporte. N√≥s gastamos aproximadamente 400,00 Zlots por pessoa = R$ 426,60 (convers√£o do dia 30/09/2022). A cidade √© relativamente cara, se comparada com o resto do pa√≠s em rela√ß√£o a passeios, hospedagem e restaurantes, mas n√£o √© em euro n√© ūüėā


Bem, espero ter tirado algumas d√ļvidas de voc√™s e que comecem a pensar em vir √† Zakopane para ter essa experiencia na vida!! ‚̧ԳŹ‚õ∑ÔłŹ




Quer ler mais sobre as cidades da Pol√īnia ? ūüáĶūüáĪ‚̧ԳŹ


Varsóvia

Gdansk, Sopot e Gdynia

Wroclaw - Bresl√°via


Xoxo,

Chef Mari Andrade.

345 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page