top of page
  • Foto do escritorchefmariandrade

Meu Roteiro: Berlin na Alemanha

Quando pensamos na cidade, logo vem à cabeça o Muro de Berlim. Claro que este é um dos pontos principais, mas existem muitos outros lugares que você PRECISA visitar!!

Berliner Dom - Alemanha

Começamos pelo Ckeckpoint Charlie que era pertinho do nosso hotel. O Checkpoint era um dos únicos lugares que permitia a passagem de oficiais e diplomatas entre a Alemanha Ocidental e a Oriental. Hoje em dia ao lado, encontra-se um museu gratuito com a história, uma réplica do cartaz que diz “Você está abandonando o setor americano” e uma pequena fronteira onde os turistas podem tirar fotos.


Ckeckpoint Charlie

Ckeckpoint Charlie

Caminhando alguns minutos, chegamos à Topografia do Terror, que é onde funcionava a antiga sede da Polícia Secreta do Estado Nazista (GESTAPO) e comando da SS (Schutzstaffel), famosa tropa de proteção Nazista. Ali aconteceram muitas atrocidades e atualmente funciona um museu e memorial que você pode visitar gratuitamente com documentos históricos.

Topografia do Terror

Topografia do Terror

Topografia do Terror

Outro lugar interessante é o Memorial do Holocausto, que é uma praça com 2.711 blocos de concreto de diferentes tamanhos representando os judeus vítimas do nazismo. Esse monumento foi construído entre 2003 e 2005, e no subsolo existe um museu (Centro de Informações) onde nas paredes são registrados os nomes e datas de nascimento e morte das vítimas do holocausto. Eu particularmente não quis ir, pois é uma experiencia triste que já vivenciei no Campo de Concentração em Auschwitz (leia aqui sobre).

Memorial do Holocausto

Andando 7 minutos, chegamos ao famoso Portão de Brandemburgo, que é um símbolo do triunfo da paz sobre as armas, construído 1791 e com 26 metros de altura. É super lindo e imponente!!



Caminhando até chegar ao Reichstag, passamos por um Memorial com as ultimas vítimas antes da queda do murro de Berlin.


Então, chegamos ao Parlamento Alemão (Reichstag), que é um monumento histórico onde ocorreu a Proclamação da República em 1918 e, durante a segunda guerra, foi totalmente danificado. Podemos visitar a cúpula e o terraço, que tem um restaurante, reservando com antecedência (clique aqui). Infelizmente estava em obra e não consegui as melhores fotos, mas sentamos no gramado do Parlamento para descansar e curtir o clima de verão como os berlinenses fazem.

Parlamento Alemão (Reichstag)

Não poderia deixar de falar do Muro de Berlim (East Side Gallery), que foi construído em 1961, devido a uma guerra ideológica que dividia Berlim Ocidental e Berlim Oriental (capitalista e socialista, respectivamente).

Em 1989, se tornou um dos pontos turísticos mais famosos do mundo com a sua queda. Andando pela cidade, você verá alguns pedaços do muro, mas o lugar mais famoso é a East Side Gallery, que hoje é a maior galeria ao céu aberto do mundo, com grafites e pinturas de artistas do mundo inteiro.


Muro de Berlim - East Side Gallery

Muro de Berlim - East Side Gallery

Mercedes Platz

Nós fomos de carro até o Muro, pois ele fica um pouco mais afastado dos outros pontos turísticos de Berlim. Paramos o carro na Mercedes Platz, que fica em frente ao Muro, e aproveitamos para comer um Five Guys, afinal, não sou obrigada a ser saudável na viagem. 😂😂


Após deixar o carro no hotel, fomos a uma das praças mais movimentadas, a Alexander Platz, que é ideal para fazer compras. Lá você encontra o Weltzeituhr, um relógio que mostra a hora com vários fusos diferentes, e a Torre de TV, que é considerada uma das construções mais altas da cidade. Ao subir, você consegue ter uma vista de 160 graus da cidade, além de poder fazer uma refeição (clique aqui para saber mais).


Torre da Tv - Alexander Platz

Weltzeituhr - Alexander Platz

Em seguida, chegamos à Berliner Dom, que é a Catedral de Berlim, construída entre 1894 e 1905. Foi inspirada na igreja de São Pedro em Roma e é a igreja protestante mais importante da Alemanha. Fica localizada na Ilha dos Museus e é realmente linda e enorme, sem falar que tem uma das vistas mais bonitas da cidade.

Berliner Dom

A Ilha dos Museus é considerada patrimônio da UNESCO e fica no rio Spree, sendo um lugar dedicado à arte e ciência. Nela ficam os 5 museus renomados mundialmente:

  • Altes Museum (Museu Antigo): foi o primeiro museu construído e abriga a coleção de artes da Família Real da Prússia, além de uma coleção de antiguidades da Grécia e de Roma.

  • Museu Real Prussiano (Neues Museum): destruído durante a guerra e reconstruído apenas em 2009, abriga coleções sobre a Pré-História, História Antiga e Egito Antigo.

  • Alte Nationalgalerie (Galeria Nacional Antiga): construído entre 1867 e 1876, sua arquitetura lembra os templos antigos de Atenas. Lá você encontra obras do Impressionismo, Romantismo, Neoclassicismo, Biedermeier e início do Modernismo.

  • Bode-Museum (Museu Bode): abriga uma coleção de artes bizantinas e uma coleção de moedas.

  • Pergamonmuseum (Museu Pergamon): este é o museu mais famoso da ilha e abriga uma coleção de estruturas da antiguidade, como o Portão do Mercado de Mileto e o Altar de Pérgamo.


Ilha dos Museus


Ilha dos Museus

Se você tiver um tempinho, não deixe de visitar a Gedächtniskirche, que é uma igreja que foi danificada durante a segunda guerra e hoje conseguimos ver as ruínas da torre que sobrou.

Gedächtniskirche

E claro, você precisa conhecer a Avenida Kurfürstendamm, que é superfamosa na cidade e onde você encontra bares, restaurantes, teatros e muitas lojas, como Chanel, Gucci, Hermès e outras.

Avenida Kurfürstendamm

Agora que você já viu nosso roteiro, pode planejar sua viagem para Berlim!! Tenho certeza de que você também vai gostar dessa cidade incrível e cheia de história!!



Xoxo, Chef Mari Andrade.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page