top of page
  • Foto do escritorchefmariandrade

O que fazer em Poznan - Polônia

Atualizado: 15 de mar. de 2023

Para você que já me acompanha aqui há algum tempo, sabe que eu moro na Polônia (leia aqui, para entender mais) e hoje, finalmente, trago um post mostrando essa cidade linda. 😍🇵🇱


Poznan fica localizada na Polônia, é a 5ª maior cidade polonesa; não é uma cidade grande como o Rio (onde eu morava), mas também não é pequena (tipo de interior). Tem pouco mais de 500 mil habitantes, é multicultural e você encontra gente de todo lugar do mundo por aqui, por conta das universidades e das empresas.


Vamos começar com o roteiro 😅


Na Polônia, é comum ter a Old Town, que é a cidade velha, onde você verá ruas estreitas, praças com construções antigas e igrejas lindas. Alguns costumam dizer que é tudo igual, pela semelhança da arquitetura das cidades... Realmente são parecidas, mas cada uma tem seu charme e suas características que as tornam únicas.



Old Market Square - Stary Rynek

O cartão postal da cidade é a praça Stary Rynek que é rodeada de casas geminadas coloridas, que pertenciam aos artesãos e comerciantes que vendiam peixes, sal e velas no século XVI. No CENTRO da praça, a antiga prefeitura de arquitetura renascentista do arquiteto italiano Giovanni Battista Quadro.

Imagem tirada do Google

Antiga prefeitura de Poznan



Todos os dias, ao meio dia, toca-se uma trombeta e dois bodes brancos aparecem no topo da Torre e dão 12 cabeçadas um no outro (bodes de metal). Atualmente, nela funciona o Museu Histórico de Poznan.



Curiosidade: Os Bodes são um símbolo de Poznan, estão até na bandeira da cidade.







Igreja de São Estanislau – Fara Poznanska

Como o país é majoritariamente católico, igrejas não faltam para visitar em Poznan.


Atrás da Igreja - Acessando pelo parque Frédéric Chopin

Andando entre as ruas próximas a Old Market Square, está localizada a linda Igreja de São Estanislau, é a igreja barroca mais importante da Polônia, foi construída no século XVII e fica ao lado do antigo colégio jesuíta (onde está localizada a atual prefeitura da cidade).



Dentro do City Hall


Basílica Catedral de São Pedro e São Paulo -


A catedral não fica no centro histórico, mas uma caminhada pelas ruas de Poznan te levam a primeira catedral católica da Polônia. Foi construída em 969 (século X) com duas torres gêmeas, na Ilha da Catedral, chamada em polonês de Ostrów Tumski. Linda e grandiosa por dentro, bem como imponente por fora, vir em Poznan e conhecê-la é essencial. Em um dos ambientes no teto, é possível apreciar uma pintura que retrata Deus ao centro e, ao redor d’Ele, 20 santos poloneses.


Na frente da Catedral você encontrará uma estatua do Papa São João Paulo II (Nascido na Polônia).



Castelo Real

O Castelo Real também é localizado nas redondezas da Old Market Square, ele foi construído no século XIII e serviu de moradia para monarquia. Na época, era o maior castelo da Polônia. Durante a segunda guerra mundial, foi bombardeado; entre 1959 e 1964, foi restaurado e atualmente funciona um museu de artes e tem uma torre de observação no último piso do castelo.


Castelo Imperial – (Zamek Cesarski)

Foi construído entre 1904 a 1910, durante o domínio dos Alemães como palácio residencial para o Rei da Prússia. Nos anos entre as guerras, foi residência do presidente da Polônia, também abrigou a Universidade de Poznan, foi ocupado pelos nazistas e foi residência oficial de Hittler além de ter sido danificado durante as guerras. Atualmente, o palácio é funciona com bares, restaurantes e um centro cultural com museu, shows, concertos e teatro.

Imagem retirada do Google

Plac Wolnosci

É uma praça próxima a Stary Rynek, com uma fonte bem moderna. No inverno sao feitas as feiras de Natal e no Verão você encontrará quiosques com comidas deliciosas e drinks.


Parque Citadela – Citadel Park

Caminhando cerca de 1,5 km da Old Market Square, encontramos o Citadela Park, uma grande área verde que, um dia, foi fortaleza prussiana cercada por muralhas e torres de observação, foi quase totalmente destruído durante a Segunda Guerra. O parque se tornou uma espécie de memorial dedicado aos que ali lutaram, e conta com um obelisco russo no topo da escadaria dedicado os soviéticos. Hoje, funciona como uma grande área de lazer, com obras de artes espalhadas e com o museu militar de Poznan, com tanques soviéticos da época que a Polônia era dominada pela União Soviética.


No verão, a cidade vira outra!! Abrem vários bares, o dia fica mais longo, mais eventos acontecem e fazemos churrasco no lago, ao ar livre haha ❤️☀️ Pode deixar que conto tudo aqui para vocês quando o próximo verão começar.


Poznan tem fácil acesso, possui um aeroporto internacional que recebe voos de países vizinhos, além da estação de trem e a rodoviária, com conexões para Varsóvia, Cracóvia ou Berlin.


Agora que você já conhece um pouquinho da minha linda cidade, pode planejar sua viagem, lembrando que o país não aderiu ao Euro ainda, sua moeda é zloty e, atualmente, 1,00 PLN é igual a 1,17 BRL (conversão do dia 05/03/2023). Uma cidade perfeita para conhecer em uma viagem de fim de semana estando na Europa.


Quer saber mais sobre a Polônia ? Clique aqui.


Nao deixe de ler sobre:

Varsóvia

Gdansk, Sopot e Gdynia

Wroclaw - Breslávia


Xoxo,

Chef Mari Andrade.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page