top of page
  • Foto do escritorchefmariandrade

O que fazer em Cracóvia - Polônia


As margens do Rio Vistula, encontra-se a cidade de Cracóvia. A cidade mais visitada da Polônia, com cerca de 853 mil habitantes, é uma das mais antigas do país e possui muitas atrações turísticas, história, parques e lugares inesquecíveis. A cidade, que já foi a capital por muitos anos (entre 1038 a 1596), já viveu muitas histórias e carrega muita beleza arquitetônica, inclusive é reconhecida como Patrimônio Cultural da UNESCO (desde 1978); mesmo após as duas guerr*s mundiais, ainda existem edifícios antigos intactos e conservados.


Vem comigo que vou te contar o que fazer em Cracóvia em 4 dias:👇🏻

Praça do Mercado (Rynek Główny)

É o lugar mais visitado da cidade, a praça principal de Cracóvia foi nomeada em 2013 a praça mais bonita do mundo pelo Lonely Planet (maior editora de guias de viagem do mundo).


É onde você encontra o antigo mercado medieval, a Torre da prefeitura e a Basílica de Santa Maria. Sempre movimentada, lá é perfeito para comprar souvenirs, comer e beber um bom drink nos bares e restaurantes que rodeiam a praça.


Torre da Antiga Prefeitura

Antigo Mercado Medieval



No centro da praça, você verá o sukiennice (mercado medieval), uma linda e grandiosa construção do século XIII, onde um dia já foi o maior mercado medieval da Europa, e hoje ainda continua sendo um dos maiores. Lá você encontrará muitas lojinhas para comprar souvenirs e também um museu subterrâneo.







Basílica de Santa Maria

Interior da Basílica

Foi construída no século XII, está localizada na praça do mercado. É uma das igrejas mais notáveis da Polônia. O maior altar gótico da Europa está lá, a obra prima tem até 200 esculturas e durou 12 anos para finalizar. Wit Stwosz (Veit Stoss) usou árvores com pelo menos 500 anos para esculpi-lo, logo a madeira do altar hoje é milenar. (The history of the yellow crakws - filme que conta a história do altar).




Na torre da basílica, aparece um trompetista que soa quatro vezes o trompete. Segundo a lenda, o primeiro trompetista alertava a cidade sobre o inimigo que avançava, porém um dia, uma flecha perfurou sua garganta antes que ele pudesse trocar até o fim.






Até hoje, segue a tradição de todos os dias, em horas cheias (10hrs, 11hrs...) soar quatro vezes o trompete no alto da basílica, nesse momento todos na praça o admiram. Nós assistimos 2x, no primeiro dia, confesso que nem vimos onde estava o trompete, parecia uma caixa de som 😂😂 Mas no último dia, vimos e inclusive o trompetista acenou para nós.

Basílica de Santa Maria

Castelo de Wawel

Fica no alto do monte Wawel e às margens do rio Vístula. Considerado um dos castelos mais bonitos e importantes da Polônia, ele engloba o Castelo Real, a Catedral de Cracóvia e a Gruta do Dragão.

Castelo de Wawel

O Castelo Real é enorme e por ali passaram cerca de 36 reis; em sua construção, não há o predomínio de um estilo arquitetônico só, você encontra detalhes medievais, góticos,

românticos, renascentistas etc. A visita interna é paga, mas os jardins do castelo são abertos à visitação e são lindos para uma caminhada, que nos brinda com uma vista para a cidade e para o rio Vístula.


A visita à Catedral é paga (26pln), existem muitas capelas, obras de artes de 1400, a subida a torre do sino e as tumbas da realeza.

Vista da cidade de dentro da Torre do Sino

Porta de entrada da Catedral


Sino da Catedral

Catedral de Wawel


Sobre a gruta do dragão, diz a lenda que ali vivia um dragão que comia ovelhas e capturava donzelas. Os habitantes da cidade tinham medo do dragão até que o Rei Krak resolveu oferecer a mão de sua filha para o rapaz corajoso que matasse o dragão. Assim, o sapateiro da cidade, Skuba, teve a ideia de fazer uma ovelha fictícia para enganar a criatura, deixando-a na entrada da gruta: por dentro, ele a encheu de enxofre e por fora, preparou-a com pele de ovelha.


Dragão de Wawel

Quando o dragão a viu, devorou a “ovelha” e ficou com a barriga queimando por dentro por causa do enxofre. Ele então se jogou no rio Vistula e bebeu tanta água que explodiu 😅 Assim, o sapateiro da cidade se casou com a princesa e se tornou um dos reis da Polônia.



Hoje, o dragão é o símbolo de Cracóvia. Você pode visitar a gruta que ele vivia (bilhete comprado lá em máquinas automáticas). Mas para ver o dragão cuspindo fogo, não é necessário pagar, pois sua estátua fica localizada na saída da gruta, em cima de uma pedra ao lado do Rio Vístula, relaxa que é super fácil de encontrar.


Para vê-lo cuspindo fogo, é só esperar alguns minutos por ali. 🔥🔥



Bairro Judeu (Kazimierz)

Onde milhares de judeus viviam no início da segunda guerr* mundial, e a grande maioria deles saiu dali para campos de concentração. O bairro foi totalmente destruído durante o período do conflito, mas atualmente é uma região boêmia para passear, comer e beber pelos restaurantes e bares.


Fábrica de Schindler

Nessa fábrica, havia produção de objetos como potes e tampas para o exército durante a segunda guerr*, porém Schindler (o dono da fábrica) salvou milhares de judeus colocando os para trabalhar na fábrica. Atualmente existe uma exposição que mostra como a cidade ficou durante a ocupação n*zist* e você encontrará a lista com os dados dos judeus que ali foram salvos. Essa visita acontece com hora marcada e com guia; meu conselho é comprar com antecedência.


Para entender mais sobre o contexto da Fábrica, assista o filme a lista de Schindler.



Auschwitz

Fica a 70km de Cracóvia, e foi um dos maiores campos de concentração da Alemanha n*zist*. Um lugar que reúne muita história e tristeza. É realmente um lugar impactante e chocante. Eu fiquei angustiada e eu só conseguia pensar que, há pouco tempo atrás, acontecia ali um dos piores horrores que a humanidade já presenciou. Na ideia extremista que conduziu um regime a matar mais de 1,1 milhão de pessoas só ali em Auschwitz, fora nos outros campos de concentração e no contexto mais amplo da guerra. Acredito que é um lugar que todos deveriam visitar sim, para lembrarmos da dor, da tristeza que ali existiu e não deixar isso NUNCA MAIS ACONTECER.


Mina de Sal de Wieliczka

É o maior museu subterrâneo da Europa, cerca de 327 metros debaixo da terra, onde você encontra esculturas de sal, figuras históricas, várias capelas ornamentadas, inclusive a Capela de Santa Cunegunda (54m de comprimento, 18m de largura e 12m de altura) - TUDO feito de sal.



Atualmente só conseguimos acessar cerca de 3km da Mina, mas ela possui 300km ao todo. O sal já era valioso na época neolítica (3mil anos A.C), porém os primeiros poços foram perfurados no final do século XII.


A Mina é Patrimônio Mundial da UNESCO e eu confesso que lambi a parede algumas vezes pois não acreditava que era de sal hahahahaha







Portão St Florian

O portão de St Florian é o portão da antiga muralha que cercava Cracóvia medieval. Foi construída no século XIV para deter ataques otomanos.



Barbacã

Construído no século XIII, protegia o portão de St Florian de ataques. As paredes tem 3m de espessura 😱 Atualmente pode ser visitado e é uma das únicas estruturas do seu tipo na Europa.


Igreja de São Pedro e São Paulo

Primeira construção barroca em Cracóvia, vale à pena a entrada pois sua cúpula interna é branca e no exterior, existe a estátua dos 12 apóstolos.


Ruas que você deve conhecer:

Rua Grodzka - Uma das ruas mais antigas de Cracóvia, vale à pena caminhar por lá.


Rua Florianska - Rua que leva à praça do mercado, com bares, cafés e muitas lojinhas.

Rua Florianska

Curiosidades 👀

Você sabia que a obra de arte Lady with Ermine (A dama com arminho) está na Polônia?

É a pintura mais valiosa da Polônia, fica aqui no Museu Nacional de Cracóvia, feita também por Leonardo da Vinci, alguns especialistas consideram a pintura melhor do que a Mona Lisa. Na pintura, a senhora esconde muitos segredos como qual é o animal que ela está segurando ou qual é a imagem de fundo.


Rota da Realeza:

Era no portão de St Florian que começava a rota que seguia pela rua Floriańska, passava pela Praça do Mercado e depois, pela rua Grodska para chegar até o Castelo de Wawel.


Quer ler mais sobre as cidades da Polônia ? 🇵🇱❤️

Varsóvia Poznan Gdansk, Sopot e Gdynia Zakopane Wroclaw - Breslávia Xoxo, Chef Mari Andrade.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page