“O que fazer" é a primeira pergunta que vem na nossa mente quando compramos a passagem ou programamos nossa ida. E por isso eu resolvi resumir todas as dicas de Munique, pontos turísticos e minha opinião em um só lugar. Assim, você não precisa perder tempo em ler vários sites e decidir o que consegue fazer ou não na sua viagem para Munique.
Para quem (ainda) não me segue no Instagram, nós moramos na Polônia, e resolvemos vir de carro para Munique. Como são 8 h e 40 de viagem, decidimos parar em Dresden, também na Alemanha, que fica no meio do caminho para descansar e aproveitar para conhecer essa linda cidade (fiquem calmos 😂😂 estou preparando o post de Dresden).
Day 1
Hard Rock Café
Marienplatz
Alter Rathaus - Antiga Prefeitura
Hofbräuhaus
Assim que chegamos em Munique, fomos almoçar no Hard Rock Café, um restaurante espalhado pelo mundo todo e que oferece pratos americanos tradicionais em um ambiente estilizado de rock’n’roll. E com um clique no aplicativo da Get Your Guide, conseguimos reservar o almoço, passar à frente na fila e dar tchau para a fome!!
Após comer, deixamos as coisas no hotel e encontramos a nossa família, que veio à Europa nos visitar. De lá, fomos a Marienplatz, que é a praça principal de Munique e o ponto turístico mais visitado da cidade. Nela você verá uma construção imponente, a Neues Rathaus (nova prefeitura), que foi construída em 1867, com 85 metros de altura e é realmente linda!! Você pode acessar a construção e ver a vista da cidade lá de cima, mas nós não subimos dessa vez.
Caso você queira ver os sinos tocando e os personagens se movendo no alto da Neues Rathaus, é só ir às 11hrs ou às 12hrs na Marienplatz; no verão, eles tocam às 17hrs também. Mas lembre-se que nessa hora a praça fica mais cheia.
Pertinho da Marienplatz, está o prédio da Altes Rathaus (Antiga Prefeitura), com sua arquitetura bonita, charmosa e com uma torre pequena e simples se comparada à da Neues Rathaus. Uma curiosidade sobre a Altes Rathaus é que ela pegou fogo em 1460 e foi reconstruída dez anos depois.
De lá, decidimos ir à cervejaria Hofbräuhaus, para descontrair, bater um papo e curtir a vibe alemã; afinal, era verão e não víamos nossa família desde maio 2022. Essa é a cervejaria mais famosa de Munique!! (Aqui eu falo melhor sobre os Biergarten e as cervejarias).
Day 2
Museu da BMW
Karlsplatz
Rua Neuhauser Strasse
Igreja de São Miguel
Frauenkierche - Igreja de Nossa Senhora
Residenz
Viktualienmarkt
No segundo dia, iniciamos nosso roteiro no Museu da BMW, eu confesso que não sou fã de carros, mas fui surpreendida por essa experiência. 🚗💨
O museu é dividido em 2 partes. Na primeira, encontramos a exposição de vários carros, inclusive os Rolls Royce (que eu não sabia que faziam parte do grupo BMW). Na segunda, entramos no universo da marca, conhecendo toda a trajetória e modelos de sucesso! Os designs são elaborados em argila, e os detalhes do interior são incríveis! Motores, pneus, chassi, até carro de Fórmula 1 e motores de avião tem no museu... No final, ainda vimos o carro do Elvis, que foi recuperado e reconstruído.
Minha dica é que evitem mochilas, elas não são permitidas por lá.
Outra informação que acho importante citar é que o Museu da BMW e o Olympiapark são mais afastados do centro, então nós fomos para lá de carro.
Ao voltar e deixar o carro no hotel, fomos caminhando para a Karlsplatz, que é famosa pelo Portão de Carlos (Karlstor), portão construído em 1301 e que fazia parte da fortaleza que protegia a cidade. O portão leva para uma das ruas mais movimentadas de Munique, a Neuhauser Strasse.
Nessa rua você encontra bares, restaurantes, muitas lojas boas para fazer compras e te leva a alguns outros pontos turísticos em Munique, como a linda Igreja de São Miguel que foi construída entre 1583 e 1597 e é a maior igreja renascentista ao norte dos Alpes.
Andando mais um pouco pela Neuhauser Strasse, vemos a Frauenkierche (Igreja de Nossa Senhora), a maior igreja de Munique. Sua construção começou em 1468 e durou 20 anos para finalizar. Suas torres medem 99 metros e por determinação de lei local nenhuma construção pode atrapalhar a visão da catedral.
De lá, partimos para a Praça Max Joseph que fica perto do Palácio Residenz, a Opera House e o Teatro Nacional de Munique.
Visitamos o Residenz, que é um dos maiores palácios da Europa e foi residência de Reis e Duques da Baviera entre os anos de 1508 a 1918. A visita ao palácio é paga, o complexo é dividido em 3 áreas (Museu, Treasure - com acervo da coroa bávara - e o Cuvilliés Theather (teatro barroco), mas é permitida a visita gratuita ao jardim, local por onde caminhamos.
Conhecemos também a Peterskirche, uma das igrejas mais antigas da cidade e com uma das vistas mais bonitas. Você pode subir cerca de 300 degraus para apreciar essa vista, mas infelizmente não estávamos com tempo para subir (já está na lista para fazer quando voltar a Munique).
E para finalizar, fomos ao Viktualienmarkt, o principal mercado de Munique, a céu aberto e funcionando todos os dias, e eu digo que você precisa conhecer esse lugar! Lá você encontra vários restaurantes, comidas típicas, barraquinhas e até um Biergarten
cercado de árvores e um clima bem gostosinho. Estavam bem cheio os restaurantes, então recomendo ir cedo para conseguir um lugar.
Definitivamente, Munique tem muitas atrações! Então, se você tiver um tempinho maior que o meu, não deixe de ir ao Olympiapark, ao Englischer Garten, ao Palácio Nymphenburg, ao Allianz Arena e no Castelo de Neuschwanstein. Deixei aqui um resumo sobre esses lugares que já estão na minha lista. Assim que eu visitar, contarei mais para vocês.
O Olympiapark foi construído para as Olimpíadas de 1972, realizadas na cidade. Atualmente é um parque aberto para o público no qual acontecem eventos. Nele está a Torre Olímpica com uma altura de 191 metros onde há o observatório e um restaurante.
O Englischer Garten é um parque delicioso no centro de Munique, perfeito para passear, pegar um sol e conhecer a famosa Chinesischer Turm (torre chinesa), que é o biergarten mais antigo e procurado durante a famosa Oktoberfest.
O Palácio Nymphenburg era o palácio de verão dos reis bávaros no século XVII. Nele há um museu com objetos históricos, coleção de porcelana, jóias, pinturas e muito mais. O jardim tem acesso gratuito e é lindo para fotos e para relaxar.
O Allianz Arena é um estádio mundialmente conhecido, seja pelo desempenho do principal time que lá joga, o poderoso Bayern de Munique, com estrelas do futebol internacional, seja também pelo sua arquitetura sensacional e moderna em formato de um pneu, com iluminação de última tecnologia.
Por fim, o Castelo de Neuschwanstein simplesmente inspirou Walt Disney na criação do castelo da Bela Adormecida. Fica a 2 horas de carro de Munique e a visita ao castelo é de tirar o fôlego!
E ai, gostaram dessas dicas de Munique ?!
Se você quiser me acompanhar por ai, é só me segui clicando aqui.
Xoxo, Chef Mari Andrade
Comments