top of page
  • Foto do escritorchefmariandrade

Mari, porque você veio para a Polônia ?


Quando o Caio decidiu aplicar para uma vaga de trabalho aqui na Polônia, nós já estávamos noivos. Eu o apoiei e ficamos naquela de “vamos ver no que dá” 😅. Ele passou para a vaga… Foi uma surpresa, afinal eu nunca havia pensado em morar fora do Brasil. Mas sabia que, sem dúvidas, seria uma experiência única e nos proporcionaria uma vida com novas experiências.


Tivemos que antecipar a data do nosso casamento (civil e religioso) para conseguir acompanhá-lo (essa história conto pra vocês outro dia). 😅


Depois, demos entrada no nosso visto, que é tirado junto ao Consulado Polonês de Curitiba - fizemos tudo digitalmente, ainda estávamos em pandemia.


Como o Caio vinha empregado e tínhamos uma empresa que estava nos dando o suporte para tirar a documentação e nos realocar aqui, já estávamos prontos para iniciar essa nova fase.


E lá fomos nós para viver essa experiência única !! ✈️🇵🇱


Nosso voo saiu Rio - Paris, Paris - Amsterdam, Amsterdam - Poznan (sim, 24hrs de viagem hahahaha). Chegamos no dia 18 de setembro de 2021. Fomos recebidos pela equipe do Caio no aeroporto na nossa nova cidade. ❤️


Foram super acolhedores, nos esperaram com uma faixa grande escrito “Bem vindos à Polônia”, nas 3 línguas (polonês, inglês e português) e com um pão e o sal. O pão e o sal são uma tradição polaca, que simboliza a essência da vida. De acordo com as crenças, significa proteção e purificação.




Pão - Significa o alimento básico da vida, além de significar o Corpo de Cristo para nós, católicos.


Sal - É símbolo de permanência no relacionamento do casal.


O chefe do Caio nos levou ao shopping para comprarmos chips de celular e trocar dinheiro.


De lá fomos para o nosso apartamento temporário, que ficava no centro.


No primeiro mês, conhecemos a nossa cidade, nos aventuramos nos mercados, descobrindo as comidas, visitamos os museus e centros históricos (turistamos 😅) e fomos apresentados a um grupo de brasileiros e latinos que se transformaram em nossa família aqui. Aaaah teve a historia que eu quase fui parar no hospital porque eu caí, mas essa história deixa pra outro dia...

😂😂


Com o suporte da empresa, começamos a ver apartamentos e tirar os documentos daqui (PESEL, Adress Registration, Karta Pubyto).


Decidimos alugar um apartamento que era próximo ao trabalho do Caio e dos nossos amigos, mas no dia de fechar o contrato, a imobiliária simplesmente sumiu 🤡 Ficamos desesperados pois o mês de outubro aqui é inicio de semestre letivo e os apartamento alugam muito rápido.


Mas, por sorte, conseguimos achar um próximo que estava vazio (só tinha a cozinha com móveis e o banheiro com máquina de lavar), o dono do apartamento estava disposto a colocar a mobília básica por um valor a mais no aluguel 👀 Então, nós fechamos o contrato.


Sobre a documentação:

PESEL - Numero de identificação, similar a um CPF.

É agendado pela internet e ao comparecer, precisa apresentar os documentos pessoais para tirar esse documento.


Adress Registration - Registro de endereço

Foi tranquilo tirar também, tiramos no mesmo dia do PESEL, o importante é levar o seu contrato de aluguel para fazer seu registro.


Karta Pubyto - Residência temporária

Demos entrada na documentação em janeiro de 2022. Para solicitá-la, é necessário uma série de documentos que enviamos no inicio do processo. Eles, então, avaliam seu caso, podem solicitar outros documentos se necessário, e então, aprovam sua permanência temporária no país.


Por conta da guerra na Ucrânia, os documentos estão atrasados e continuamos esperando (sim, tem 1 ano e 1 mês). O que é chato, pois esse documento de residência nos permite entrar e sair da Europa, já que nosso passaporte é brasileiro. Ou seja, se nós sairmos da Polônia, corremos o risco de não conseguir entrar de volta. Pois nosso visto já venceu e nosso processo está em andamento (temos um carimbo que comprova o processo aberto, mas está em polonês e por isso não estamos ilegais ahahaha).

Assim, temos vivido uma cultura totalmente diferente da nossa, fizemos algumas viagens, experimentar novas comidas, conhecer pessoas com diferentes culturas e idiomas, tivemos a oportunidade de esquiar, ver a neve e conviver com ela ahahaha (🥶), comprar um cachorro (sim, o Luke é o único da família com passaporte europeu 😂). Enfim, tem sido uma experiência incrível!!




Quer acompanhar minha vida aqui na Polônia ?! É só me seguir clicando aqui!! 👈🏻🌎

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page