top of page
  • Foto do escritorchefmariandrade

Conheça as 5 comidas polacas que você precisa experimentar

Quando visito algum país, eu logo me interesso pela cultura e pelas comidas daquele lugar... Já ouviu dizer que se você quer realmente conhecer aquele país, deve ir ao supermercado? Pois bem, isso é verdade!! Você verá as características daquele povo e um pouco de sua economia através do que é vendido e escolhido nos mercados.


Morando aqui há quase 2 anos, resolvi reunir aqui algumas coisas que você precisa experimentar quando estiver visitando a Polônia.


Vamos começar:


Gofry

É muito popular em toda a Polônia e é, basicamente, um waffles americano, só que aqui não se come como café da manhã, mas como uma sobremesa. É comum recheá-los com chantili e geleia de mirtilo (blueberry) ou frutas vermelhas, mas você encontra com nozes, pedaços de frutas, chocolate, creme de avela e muito mais hahahaha. ❤️🧇


Nós comemos no mirante em Zakopane e na loja da Wedel (que é uma loja de chocolate daqui), eu amei!! Uma delícia, não achei muito doce e acho que vale experimentar.



Żurek

É a tradicional sopa da Polônia. Não se sabe ao certo sobre o local de origem, uns falam que foi na Silésia e outros, em Poznan (minha cidade). Diz a lenda que foi criada por um dono de uma pensão em Poznan, que era popular por diluir álcool em água e servir comida de péssima qualidade. O povo da aldeia estava muito incomodado com ele. Então eles contrataram um homem que apostou com o dono da pensão que ele poderia comer a pior sopa que ele preparasse. Se o proprietário ganhasse, ficaria com o saco de ouro, se o homem ganhasse, ficaria com a pensão.


O proprietário pensou que poderia preparar a pior sopa possível. Então ele pegou uma panela de fermento, adicionou água quente, salsichas e todos os vegetais que encontrou. Para piorar o sabor da sopa, ele também acrescentou muito alho e manjerona.

Mas, para sua surpresa, o visitante gostou da sopa e pediu mais! Assim, o dono desonesto perdeu sua pensão e mudou-se para a Silésia.


Zurek é um prato tão versátil. Pode ser servido como acompanhamento, sopa ou mesmo como uma refeição completa. Na maioria das vezes, você o encontrará servido nas celebrações da Páscoa ou do Natal.


Sua base é feita com uma levedura de centeio (fermentação) que é feita dias antes do preparo, com vegetais, salsichas, bacon, ovo cozido e batatas. Em algumas regiões, o preparo é diferente e você encontra na sopa alho, natas e cogumelos.



Pierogi

São bolinhos recheados feitos com farinha de trigo. Eles são populares na Polônia, pois podem ser consumidos assados, cozidos na água e sal, fritos, ainda quente ou frio mesmo - pode congelar ou comê-los no dia seguinte (só esquentar na frigideira com um pouco de manteiga ); sem falar das inúmeras possibilidades de recheios, sendo os mais comuns de porco, carne, frango, legumes ou queijo.


O Pierogi chegou na Polônia no século XIII. Eles foram trazidos da Ucrânia por Jacinto (um monge do monastério de Kiev, que se tornou o santo padroeiro do pierogi). Inicialmente, a receita não levava batata, mas ela foi sendo aperfeiçoada e apareceu, pela primeira vez, em 1682, em um livro do renomado cozinheiro Stanislaw Czerniecki.



Zapiekanka

Foto Polish Foodies

É um fastfood polonês criado na década de 1970, durante o regime comunista, sendo que nesta época, houve uma certa “abertura” da Polônia para produtos e marcas estrangeiras. A população não tinha acesso a muitos ingredientes, então substituíam-nos por ingredientes locais mais abundantes, como os cogumelos.


Ele é uma delícia, é um pão (parecido com uma baguete) cortado ao meio e recheado com o que você escolher, o tradicional é cogumelo, cebola e queijo. Normalmente, é servido com ketchup, maionese ou outro molho.


Ele é encontrado facilmente pelas cidades, em pequenos restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência (Zabka).



Paczki

É uma versão do sonho polonês recheado com geleia de pétalas de rosas e coberto com glacê; existem outros sabores de recheios, como chocolate, geleia de framboesa, marmelada; e também de coberturas, como açúcar e amêndoas. É certo você comer, pelo menos, um paczki na Quinta Feira Gorda, aqui eu te conto dessa tradição polaca, mas você encontra o ano inteiro pelas lojas e ruas da Polônia.


Certeza de que você ficou com vontade de experimentar pelo menos uma dessas comidas né?! Me diz aqui embaixo qual delas!!


Quer saber como é minha vida aqui na Polônia? Me segue no Instagram !!


Será um prazer te ter lá comigo 🇵🇱❤️


Xoxo,

Chef Mari Andrade.





Posts recentes

Ver tudo

Kommentit


bottom of page